DER conhece novo equipamento para dimensionamento do solo 28/07/2021 - 13:06

Triaxial dinâmico foi apresentado durante visita técnica e integra iniciativa de reestruturação de laboratórios de ensaios tecnológicos do DER/PR.

A Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) e os técnicos do Laboratório de Ensaios Tecnológicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), realizaram uma visita técnica à empresa Paraná Solos no dia 19 de julho. O encontro foi intermediado pela empresa Owntec e serviu para fazer a demonstração do novo equipamento desenvolvido, o triaxial dinâmico.

Na visita foi possível entender o funcionamento do aparelho, se ele atende às necessidades do DER/PR e os possíveis resultados com os ensaios. O triaxial dinâmico permite conhecer as diferentes camadas do solo e do pavimento, as quais podem ser compostas por um único material ou por múltiplas opções de misturas melhoradas ou estabilizadas granulometricamente ou quimicamente. Ele leva em conta as deformações permanentes ocasionadas pelo tráfego contínuo em todas as camadas, o que possibilita uma análise das suas propriedades e comportamentos, aumentando a confiabilidade de novos projetos e a execução de obras civis.

O DER/PR vem reestruturando seus laboratórios de ensaios tendo como base a nova instrução normativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que utiliza o método MeDiNa para dimensionamento do pavimento. O método prevê uma abordagem mecanístico-empírica na análise da estrutura dos pavimentos, considerando tensões e deslocamentos de toda a estrutura, e avaliando os danos causados pelas cargas do tráfego em todas as suas camadas constituintes. Esses danos são representados pela área de trincamento na superfície do revestimento e afundamentos de trilha de roda em cada camada subjacente, gerando um relatório de falhas durante todo o período do projeto.

O DER/PR está estudando os equipamentos disponíveis no mercado para avaliar a melhor alternativa a ser adotada.

 

GALERIA DE IMAGENS