DER/PR apresenta suas obras e atividades pela internet 17/11/2020 - 17:00

Nesta quarta-feira (18), as 10h da manhã, a conversa será com o diretor Técnico do órgão. O projeto Conversas com o DER trata de pavimentação, conservação, futuro das concessões de pedágio. Pode ser acompanhado pelo Youtube.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realiza uma série de apresentações pela internet, ao vivo, sobre suas obras, programas de conservação, serviços e planejamento para os próximos anos. A iniciativa “Conversas com o DER” pode ser acompanhada pelo Youtube no canal do DER/PR. As apresentações duram cerca de uma hora e ficam disponíveis no Youtube e no portal do DER/PR: www.der.pr.gov.br.

Nesta quarta-feira (18), as 10h da manhã, será realizada a Conversa com o diretor Técnico Luiz Carlos de Cristo, que falará sobre o Banco de Projetos Rodoviários e as obras em andamento do DER/PR. Ele também apresentará um panorama para o ano de 2021, quando devem ser iniciadas obras como a restauração em concreto da PRC-280, a duplicação de trechos da BR-277 em Cascavel e Guarapuava, a duplicação da PR-323 em Doutor Camargo e Umuarama,  a duplicação da PR-317 em Maringá, e a implantação de terceiras faixas na PRC-280, PR-323 e PR-092, entre outras iniciativas.

ACERVO – As Conversas com o DER tiveram início com a apresentação do diretor-geral Fernando Furiatti, que falou sobre algumas das principais obras em execução atualmente, como a duplicação da Rodovia dos Minérios, entre Curitiba e Almirante Tamandaré; a duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo, e a nova ponte Brasil – Paraguai, as licitações de obras e projetos em andamento e sendo planejadas, os programas de conservação das rodovias e o trabalho que está sendo desenvolvido para modernizar o DER/PR.

“Estamos avançando para um Paraná em Obras, com o maior investimento em infraestrutura da história do Paraná, e o DER está no meio disso, com a competência e expertise de seus servidores e colaboradores”, disse Furiatti. “Queremos que este seja um novo DER, com novos pensamentos, trazendo resultados e inovação, servindo de referência em obras rodoviárias para todo o Brasil”, afirma.

A segunda apresentação foi do diretor de Operações, Alexandre Castro Fernandes. Ele falou sobre os programas Conservação de Pavimentos (COP) e Conservação de Faixa de Domínio do DER/PR. Também apresentou a iniciativa de disponibilizar ao público um levantamento fotográfico atualizado das condições das rodovias estaduais; as licitações para contratar uma inspeção cadastral de Obras de Arte Especiais (pontes, viadutos, trincheiras e semelhantes) e uma gerenciadora das ações de manutenção rodoviária.

Fernandes abordou, ainda, o novo Programa de Concessões sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal, que deve incluir inovações como descontos para usuários frequentes e para usuários de tags; as obras em execução pelos acordos de leniência entre concessionárias e o Ministério Público Federal; os procedimentos para encerrar as concessões atuais, que incluem a contratação de cinco empresas para realizar avaliações e auditorias.

A apresentação abrangeu, também, as atividades de gerenciamento de 610 linhas de transporte intermunicipal de passageiros e os planos para modernizar a segurança viária paranaense.

As próximas conversas serão com o diretor Administrativo e Financeiro Cleber Aparecido Rastelli Navarro, e na sequência com os cinco superintendentes regionais do DER/PR.