DER/PR convida prefeituras a participarem de pesquisa sobre transporte intermunicipal 03/05/2021 - 14:27

654 linhas de ônibus compõem o sistema de transporte intermunicipal administrado pelo DER/PR. Pesquisa vai ajudar a modernizar os serviços e a oferta de transporte.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está convidando todas as prefeituras paranaenses a participarem de pesquisa sobre as linhas de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros.

O objetivo é identificar, na opinião dos gestores dos municípios, quais as principais linhas entre as cidades, e receber sugestões de novas linhas para possível implementação. Os resultados da pesquisa serão analisados pelo DER/PR e aproveitados na revisão e atualização do Plano Diretor de Transporte Intermunicipal do Estado, que servirá de base para ajustes nas linhas atuais e nas novas licitações de linhas.

O convite será enviado por e-mail, explicando a iniciativa e disponibilizando link para um questionário, com perguntas específicas para prefeituras. São apenas duas telas, que podem ser respondidas em poucos minutos.

“A opinião do usuário do transporte intermunicipal é muito importante, mas as prefeituras têm uma visão única da situação, graças aos estudos e planejamentos que desenvolvem, bem como pelas diversas demandas que recebem de seus munícipes”, explica a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete das Neves Bozza.

PESQUISAS – A pesquisa das prefeituras acontece paralelamente à pesquisa online "Origem – Destino e Demanda Reprimida", voltada para o público em geral, principalmente usuários do transporte intermunicipal de passageiros, e em andamento desde o final de março.

Esse trabalho tem três objetivos: verificar ou confirmar as demandas por ligações entre municípios do Estado; checar a opinião dos usuários sobre oferta de linha com conexão, similar ao que é realizado em linhas aéreas; e estabelecer um perfil do usuário do transporte intermunicipal.

Para participar da pesquisa aberta ao público, basta clicar nos banners disponíveis no portal do DER/PR. São apenas três telas, que podem ser respondidas em poucos minutos.

PORTAL – No portal do DER/PR, na opção Transporte de Passageiros, os usuários podem encontrar várias informações úteis para os viajantes, como consulta a linhas, horários das viagens, e informações sobre direitos dos passageiros. Outras opções são voltadas para as empresas do setor, como legislação, documentos e formulários, manual do transportador e licenças de fretamento.

Atualmente o DER/PR é responsável por 654 linhas de transporte intermunicipal de passageiros em todo o Paraná, exceto na Região Metropolitana de Curitiba. Mesmo com a pandemia da Covid-19, em 2020 foram comercializadas 24,3 milhões de passagens.