Fiscalização de transporte de passageiros ganha veículos exclusivos 28/05/2021 - 15:41

Sete carros receberam plotagem específica e foram transportados para superintendências e escritórios regionais do DER/PR, para uso em atividades de fiscalização.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou esta semana a transferência de sete carros de sua sede em Curitiba para a utilização exclusiva em atividades de fiscalização do Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros.

Os veículos, que estavam na garagem do DER, receberam plotagem específica para identificar seu uso na fiscalização e o telefone para reclamações e denúncias 08000-410158, e foram levados para as superintendências e escritórios regionais em São Mateus do Sul, Ibaiti, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina e Piraí do Sul, com um deles permanecendo em Curitiba.

As atividades são organizadas pela Coordenadoria de Transporte Rodoviário Comercial (CTRC) do DER e incluem blitz, vistorias e pesquisas in-loco, com os agentes de fiscalização devidamente credenciados e uniformizados.

A disponibilidade dos veículos irá agilizar a atuação dos agentes e a frequência das operações. Isso garante que as empresas de transporte rodoviário comercial de passageiros estejam seguindo a legislação e norma vigentes quanto a seus veículos, frequências de viagens e documentação exigida.

A fiscalização também inibe a presença do transporte clandestino nas rodovias, um frequente causador de acidentes e danos, bem como da perda de vidas de passageiros.

PORTAL – No portal do DER/PR, na opção Transporte de Passageiros, os usuários podem encontrar várias informações úteis para os viajantes, como consulta a linhas, horários, e informações sobre direitos dos passageiros. Outras opções são voltadas para as empresas do setor, como legislação, documentos e formulários, manual do transportador e licenças de fretamento.

Atualmente o DER/PR é responsável por 654 linhas de transporte intermunicipal de passageiros em todo o Paraná, exceto na Região Metropolitana de Curitiba.