Tombamento do Edifício-Sede

livroNo dia 18 de dezembro de 2009 a solenidade de tombamento do prédio-sede do DER (edifício Osvaldo Pacheco de Lacerda) marcou a comemoração dos 63 anos de fundação do Departamento. O prédio, localizado na Avenida Iguaçu, abriga desde meados da década de 1960 seus funcionários e atividades administrativas.

Na ocasião, o livro-tombo, que marca a inclusão do edifício como Patrimônio Histórico do Paraná, foi assinado pelo então Secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot; pela Secretária da Cultura, à época, Vera Mussi; pelo autor do projeto, o engenheiro e arquiteto Aírton "Lolô" Cornelsen, que também deu início às obras de construção do prédio do DER; por Paulo Sidnei Ferraz, responsável pelo parecer favorável ao tombamento; pelo engenheiro Venevérito da Cunha, calculista do projeto; e por Adelino Alves, um dos mais antigos engenheiros do Departamento.

Inaugurado na década de 1960, o edifício, localizado na Avenida Iguaçu, no bairro Rebouças, é um dos prédios públicos expoentes da arquitetura modernista da capital paranaense, ao lado do Centro Cívico, Biblioteca Pública do Paraná e Teatro Guaíra. Abriga diretorias e coordenadorias do DER, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (antiga Secretaria dos Transportes), a Ferroeste, e atualmente, a PRED.

O processo de tombamento aprovado pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Cepha), da Secretaria da Cultura é resultado de oito meses de trabalhos da comissão presidida pela então servidora Nelma Helena Guimarães bem como pela historiadora Celia Maria Beltrame Trilow Carneiro, além de Rosa Maria Dacás, Rosana Scaramella e Lauri Dall Agnolo.

Também participaram das comemorações os representantes, à época, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Alberto de Paula César; o diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes; o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues; o comandante-geral da Polícia Militar, Rodrigo Larson Carstens; o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-diretor geral do DER e ex-Secretário dos Transportes, Heinz George Herwig; o ex-diretor-geral do DER Paulinho Dalmaz; além de diretores, superintendentes, convidados e funcionários aposentados e da ativa do DER.

Fotos do Edifício-Sede do DER:  Clique aqui!

Obs: Para abrir arquivos com extensão .pdf é necessário ter instalado o Acrobat Reader.
Recomendar esta página via e-mail: