Notícias

02/09/2011

Balsa do Rio Ribeira entra em operação em dez dias

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou nesta sexta-feira (01) que será instalada dentro de aproximadamente dez dias a balsa que fará a travessia provisória do Rio Ribeira, na PR-092, entre Doutor Ulysses e Cerro Azul. A embarcação, que está sendo transportada desde Corumbá, no Mato Grosso do Sul, vai funcionar nas imediações da ponte que ligava os dois municípios, destruída pelas enchentes do início de agosto.

Segundo técnicos do DER, para facilitar o transporte os engenheiros tiveram que dividir a balsa em seis partes, as quais serão conduzidas por caminhões até o Rio Ribeira, na região metropolitana de Curitiba. A balsa será operada pela F. Andreis & Cia Ltda. – a mesma que opera o ferry boat, na baía de Guaratuba – contrata em regime de urgência em razão da situação de isolamento da região. O serviço será gratuito para a população.

A balsa vai resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, que no momento está sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância em cerca de 250 quilômetros.

A travessia será feita a montante do rio Ribeira, aproveitando a topografia mais favorável e a profundidade apropriada. Será permitida a passagem de oito carros por vez ou dois caminhões. O local escolhido pelos técnicos do DER, Defesa Civil e prefeitura de Cerro Azul fica aproximadamente a 1.800 metros da margem onde existia a antiga ponte.

Segundo o DER, o projeto e a construção da ponte, em substituição à antiga estrutura, também já estão em andamento. A obra terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura e cinco vãos. O custo fixado pelo DER é de R$ 6.791.000. De acordo como o órgão, o projeto passará a integrar o conjunto de obras que ligará Doutor Ulysses, por asfalto, à malha rodoviária pavimentada do Estado. O município é um dos cinco em todo o Paraná que ainda não têm acesso asfaltado.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.