Notícias

24/06/2019

Escola de Trânsito do DER e estudantes conseguem cadeiras de rodas para ajudar população de Ponta Grossa

Estudantes que participam da Escola Prática Educativa de Trânsito (EPET) na cidade de Ponta Grossa (Centro Oriental Paranaense) arrecadaram mais de 280 quilos de lacres de latas de alumínio para trocar por cadeiras de rodas. Duas cadeiras foram entregues no início de junho ao município, que irá coordenar o empréstimo dos objetos para pessoas com mobilidade reduzida temporariamente, e uma terceira cadeira de rodas foi cedida ao Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, no município de Rebouças (Sudeste Paranaense).

A arrecadação foi realizada dentro do projeto Lacre em Lacre, desenvolvido pela Escola Prática Educativa de Trânsito, que ensina aos estudantes sobre reciclagem, e, ao mesmo tempo, busca auxiliar pessoas com mobilidade reduzida. “Este projeto é de grande importância, pois trabalha tanto a preservação ambiental quanto a ajuda humanitária, ensinando importantes valores para nossas crianças”, explica Milene Alves Galvão, técnica-administrativa da Escola.

Durante um ano e meio, mais de cinco mil alunos que frequentaram a EPET colaboraram com o projeto, chegando ao total de 280 quilos de lacres. O material reciclado foi vendido e o valor foi utilizado para adquirir as cadeiras de rodas doadas aos dois municípios. O Lacre em Lacre teve início em 2014, e esta é a segunda vez que a Escola adquire cadeiras de rodas. Uma nova arrecadação já começou. “Trânsito limpo e seguro é um importante tema trabalhado em nossas atividades, e este projeto é um exemplo disso”, diz Milene.

A Escola Municipal Catarina Miró, de Ponta Grossa, foi uma das participantes do projeto. “Juntamos os lacres na escola para ajudar na aquisição das cadeiras de rodas e aproveitamos para trabalhar a questão de preservação ambiental com nossos estudantes”, conta a professora Simone de Fátima Cordeiro.

A entrega das cadeiras, realizada no dia 4 de junho, contou com a participação da secretária de Políticas Públicas Sociais e primeira-dama de Ponta Grossa, Simone Kaminiski Oliveira. 

TRÂNSITO – O Paraná conta com seis Escolas Práticas Educativas de Trânsito, localizadas nos municípios de Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Elas integram a Coordenadoria de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e atendem principalmente alunos do 5º ano do ensino fundamental das redes pública e privada, que participam do curso “Aprendendo e ... Vivendo”, em parceria com secretarias municipais de educação e com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual da Polícia Militar do Paraná, entre outras iniciativas.

O objetivo das escolas é ensinar aos estudantes as normas e regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, utilizando atividades teóricas e práticas. Desde a fundação da primeira EPET, em Curitiba, em 1975, já foram registrados mais de 2 milhões de atendimentos em todo o Paraná.

O soldado Thiago Ozório, do Batalhão da Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná, ministra aulas práticas na Mini Malha Viária da Escola Prática Educativa de Trânsito de Ponta Grossa. “Quando tinha 10 anos de idade, em 1999, participei de curso na Escola Prática Educativa de Trânsito, e isso foi uma grande inspiração. A partir daí estudei para me tornar Policial Militar”, lembra. “Acredito que a parte prática do curso seja a preferida das crianças, e é uma grande satisfação ajudar a formar cidadãos que atuam como bons pedestres no trânsito”, afirma Ozório.

“A Escola Prática Educativa de Trânsito encaminha cartilhas que são trabalhadas em sala de aula antes da visita, quando os alunos participam do curso. Observamos que eles ficam mais atentos quanto ao trânsito quando estão chegando na escola, mas eles nos relatam que também repassam a informação em casa, ou quando estão no carro com os pais”, destaca a professora Simone.

A Escola Prática Educativa de Trânsito de Ponta Grossa foi fundada em 1997, também atendendo aos municípios de Carambeí, Castro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Palmeira, Prudentópolis e Reserva. Ela já realizou mais de 225 mil atendimentos.

PARTICIPAÇÃO – Escolas públicas e particulares que ofertem o 5º ano do ensino fundamental podem entrar em contato com uma EPET e verificar as atividades disponíveis, que são inteiramente gratuitas.

Escola Prática Educativa de Trânsito/Curitiba
Av. Monteiro Tourinho, 1432 – Atuba
Fone: (41) 3356-2155
Contato: coordenadoriaepetcuritiba@der.pr.gov.br

Escola Prática Educativa de Trânsito/Cascavel
Estrada Cascavel/Assis Chateubriand
Fone: (45) 3218-3500
Contato: epetcascavel@der.pr.gov.br

Escola Prática Educativa de Trânsito/Francisco Beltrão
Rua: São Sebastião, n° 407
Fone: (46) 3520-1700
Contato: epetfranciscobeltrao@der.pr.gov.br

Escola Prática Educativa de Trânsito/Londrina
Rua: Castanheira, 175 - Jardim Leonor
Fone: (43)3327-0129
Contato: epetlondrina@der.pr.gov.br

Escola Prática Educativa de Trânsito/Maringá
Av. Lobato, 885 - Aeroporto
Fone: (44) 3261-8155
Contato: escoladetransitomga@der.pr.gov.br

Escola Prática Educativa de Trânsito/Ponta Grossa
Estrada BR-376 KM 493 - Vila DER
Fone: (42) 3229-1964
Contato: epetpgo@der.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.