Notícias

18/12/2019

Consultores do BID supervisionam obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná

Na última semana consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram missão de supervisão de salvaguardas ambientais e sociais das obras do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. O objetivo foi avaliar os impactos socioambientais nessas regiões, instruir as próximas etapas do Programa e formular um parecer sobre as obras, de acordo com as políticas operacionais do Banco.

Em Curitiba, a consultora da unidade de salvaguardas do BID e especialista social, Ana Beatriz Esteves, participou de reunião com a equipe da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), responsável por gerir os recursos do Banco.

Durante a reunião, a equipe do DER/PR apresentou os resultados alcançados desde a última missão de salvaguardas, realizada em maio, e as adaptações que foram feitas para que as obras estejam de acordo com as exigências do BID. Além disso, foram apresentados o atual fluxograma social e ambiental de obras e projetos executivos do Programa; os planos de Saúde, Segurança do Trabalho e de Comunicação elaborados pela UGP e um panorama do andamento das obras financiadas pelo BID e de contrapartida do Estado.

SALVAGUARDAS - As missões de salvaguarda fazem parte da Política de Meio Ambiente e Cumprimento de Salvaguardas do BID que inclui, entre outras coisas, avaliações ambientais; mecanismos de consulta a população; incorporação de princípios de sustentabilidade e reassentamento de pessoas afetadas pelas obras. 

PROGRAMA - O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná é executado com recursos do BID e contrapartidas do Estado. O acordo entre o Banco e o Governo do Paraná foi firmado em dezembro de 2017 e prevê cerca de R$ 900 milhões a serem aplicados até 2022 em obras e projetos de infraestrutura.

No momento, quatro obras do Programa financiadas pelo BID estão em andamento:
- Acesso ao contorno de Castro, na PR-090, com previsão de término para junho de 2020.
- Pavimentação asfáltica na PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas, com previsão de término para outubro de 2020.
- Pavimentação asfáltica da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati, com previsão de término para maio de 2021.
 - Pavimentação asfáltica da PR-239, entre Pitanga e Mato Rico, com previsão de término para maio de 2021.

A previsão é que, em 2020, outras onze obras se iniciem. Destas, quatro já estão com processo de licitação em andamento: a construção do contorno de Wenceslau Braz - que liga a PR-092 à PR-422, e obras de pontos críticos na PR-484, entre Boa Vista da Aparecida e Alto Alegre; na PR-562, entre Coronel Vivida e Alto Alegre e na PR-650, entre São João do Ivaí e Godoy Moreira.

Saiba mais sobre o Programa AQUI.

Infográfico
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.