Notícias

09/03/2020

GTEC-BIM realiza reunião para implantação da metodologia BIM em empreendimentos da COHAPAR

Na última quarta-feira (4) aconteceu a segunda reunião do Grupo Técnico BIM (GTEC-BIM) na Sede da secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, em Curitiba. O encontro teve como pauta a apresentação do Plano de Implantação da metodologia Building Information Modeling (BIM) na Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), além da aprovação da ata da 1ª reunião do Grupo, realizada em fevereiro.

Durante a reunião, a COHAPAR apresentou alguns estudos desenvolvidos internamente, e que serão incluídos no plano de implantação como projeto piloto da instituição, que trabalha com projetos e obras de habitação popular e de loteamentos. Na reunião, ainda foram levantadas as dificuldades desse processo de transição e os principais desafios a serem enfrentados para implantação da metodologia BIM pelo Grupo.

GTEC-BIM
O GTEC-BIM foi empossado no dia 18 de fevereiro, e, de acordo com o decreto estadual 3080/2019, tem a função de auxiliar o Comitê Gestor do BIM (CG-BIM) do estado do Paraná. O Grupo é formado por representantes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil); Celepar; Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Secretaria de Planejamento; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Desenvolvimento Urbano, além da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Paraná Cidade, Paraná Edificações, COHAPAR e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR).

InfraBIM
O Building Information Modeling é uma metodologia de trabalho que reúne informações de um empreendimento em que o modelo de cada obra ou edificação é construído virtualmente, seguindo de maneira fiel o que será aplicado fisicamente. O sistema BIM ainda inclui informações em tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e documentação, o que torna o processo mais transparente e facilita a fiscalização. Desta forma, InfraBIM é a aplicação da metodologia BIM para empreendimentos de infraestrutura.

A Implementação da metodologia InfraBIM nos procedimentos do DER/PR é um dos componentes do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Saiba mais sobre a metodologia BIM para infraestrutura AQUI.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.