Cida recebe da ACIM a doação do anteprojeto de duplicação da PR-317 24/09/2018 - 17:00

A governadora Cida Borghetti recebeu nesta segunda-feira (24), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), o anteprojeto da duplicação de 21 quilômetros da PR-317. A obra de duplicação abrange o trecho entre Maringá e Iguaraçu. O anteprojeto foi elaborado por meio da iniciativa privada, com a contribuição da própria Acim e empresários que têm empresas às margens da rodovia.

No encontro, realizado na sede da entidade, o documento foi oficialmente doado ao Governo do Estado. Cida agradeceu aos empresários de Maringá pela contribuição ao projeto desta obra, que deve receber investimento acima de R$ 200 milhões.

Participaram o diretor-geral do DER-PR, Paulo Tadeu Dziedricki, o prefeito Ulisses Maia, empresários e lideranças de diversos setores.

A PR-317 é rota de deslocamento de cargas, especialmente produtos agrícolas, para os estados de São Paulo e Mato Grosso. Aproximadamente 11 mil veículos passam diariamente pela rodovia.

A duplicação da rodovia foi anunciada pela governadora no dia 6 de julho. Para esta obra, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) optou pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Por este sistema de licitação, a empresa será contratada para elaboração do projeto executivo e execução da obra. O edital está previsto para ser lançado no último trimestre de 2018. O RDC só será lançado no final do ano porque esta modalidade exige um anteprojeto, que foi providenciado Acim e doado ao Governo.

Atualmente estão em andamento os serviços de recuperação emergencial na PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, contratados pelo DER-PR via pregão, no valor de R$ 7,7 milhões. Estes trabalhos começaram no último mês de março, com duração de 12 meses.

MAIS OBRAS - Além da duplicação entre Maringá e Iguaraçu, a governadora falou sobre outros projetos do Governo do Estado no Noroeste. Ela citou o compromisso de construção dos viadutos na BR-376, no distrito de Iguatemi, e na PR-317, no Shopping Catuaí. “Já foram tomadas medidas concretas para isso”, disse ela. Na sexta-feira (21), foi lançado o edital para construção dos dois viadutos no acesso ao distrito de Iguatemi e à Usina Santa Terezinha. A concorrência fica aberta até 25 de outubro, com valor máximo de R$ 24,7 milhões. Já o edital para a construção do viaduto na Avenida Colombo, nas proximidades do Shopping Catuaí, foi publicado no dia 14 de setembro.

No dia 3 de setembro o DER-PR homologou o resultado final da licitação para a duplicação de 20,7 quilômetros da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo. A obra será feita por R$ 73,2 milhões, com desconto de 26,8% em relação ao teto de R$ 100 milhões. Além disso, em março foram iniciados os serviços de recuperação emergencial do pavimento da PR-323, entre o trecho final da pista dupla, em Paiçandu, e o entroncamento com a PR-082, em Cianorte, com extensão de 61,8 quilômetros. O contrato tem duração de 12 meses, com investimento total previsto de R$ 27,2 milhões até março de 2019.

Outro destaque é que as rodovias estaduais do Noroeste estão inseridas em quatro lotes do Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas, do Governo do Estado. Na região serão beneficiados 1,2 mil quilômetros de estradas, com investimentos de R$ 307,2 milhões.

Há ainda a obra de recuperação do asfalto do Contorno Sul de Maringá, um investimento de R$ 13,4 milhões, sendo R$ 12,7 milhões Governo e uma contrapartida de R$ 672 mil do município. Os envelopes com as propostas deverão ser abertos em 22 de outubro.