DER/PR promove treinamentos para a plataforma AutoCAD Civil 3D 24/11/2020 - 10:09

 

Nesta segunda-feira (23) o DER/PR iniciou os treinamentos de engenheiros técnicos residentes com o software AutoCAD Civil 3D. A ferramenta oferece o suporte necessário para a aplicação da metodologia Building Information Modeling (BIM) em projetos rodoviários.

Foram apresentadas as noções básicas para aplicação da ferramenta em um formato adaptado e totalmente online, com os participantes acompanhando a apresentação dos instrutores e acessando o software ao mesmo tempo. O treinamento está programado para acontecer em sete encontros, que serão realizados ao longo das próximas duas semanas.

A vinda de residentes técnicos às coordenadorias da Diretoria Técnica (DT) do DER/PR e as atividades de capacitação fazem parte da parceria firmada entre a Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) da DT, o Laboratório de Building Information Modeling (LaBIM) do DER/PR e o Departamento de Gestão da Inovação (DGI) da secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). O objetivo é fomentar os processos de inovação dentro do DER/PR.

Neste momento, estão participando os residentes das Coordenadorias Técnica, de Pesquisa e Desenvolvimento e de Custos e Orçamento. Nos próximos meses, o formato de treinamento deve ser reproduzido aos residentes e técnicos de outras Coordenadorias e Superintendências Regionais do DER/PR.

BIM - O Building Information Modeling (BIM), ou Modelagem da Informação da Construção, é uma plataforma tecnológica com o conjunto de informações de um empreendimento. Com a metodologia BIM o modelo de cada obra ou edificação é construído virtualmente, seguindo de forma rigorosa o que será aplicado no empreendimento real. As antigas plantas e planilhas dão lugar a um sistema que inclui informações em tempo real, como o planejamento da obra, detalhamento dos materiais, custos quantificados e documentação. Todas essas informações são vinculadas ao modelo, o que torna o processo mais transparente e facilita a fiscalização.