Em encontro online, DER/PR discute novo método de dimensionamento de pavimento 15/02/2021 - 08:49

2º Infrashow debateu o Medina com participação do corpo técnico do DER/PR e de profissionais do mercado e da academia.

Conversas e palestras sobre o método de dimensionamento de pavimento Medina foram tema da 2ª edição do Infrashow, Encontro Técnico Online do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), realizado na última quarta-feira (10). O evento, organizado em parceria com a Associação de Engenheiros do DER/PR (AEDER), contou com a participação do corpo técnico do DER/PR e de profissionais do mercado e da academia que debateram sobre as mudanças na aplicação do método e a perspectiva para os próximos anos. O Encontro foi transmitido ao vivo pelo YouTube e segue disponível.

O Método de Dimensionamento Nacional (Medina) é uma atualização e modernização do método empírico utilizado atualmente. Desenvolvido por um programa computacional, o novo método realiza verificação e dimensionamento de estruturas do pavimento por meio da análise de camadas e múltiplas camadas.

“A aplicação do Medina vai melhorar a vida útil do pavimento e, consequentemente, reduzir os custos de manutenção”, explicou o Diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “Nossos encontros técnicos têm buscado discutir temas ligados à inovação e modernização de procedimentos, além de alinhar ações futuras do DER, que está passando por uma reestruturação na rede de operações de laboratórios”, acrescentou.

Em dezembro de 2020 foi realizada a 1ª edição do Infrashow que, entre outras coisas, debateu a aplicação da metodologia BIM (Building Information Modeling) nas obras rodoviárias. Para 2021, a ideia é que os encontros técnicos online sejam realizados mensalmente.

 

GALERIA DE IMAGENS