Governo entrega 70 novas viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual 04/08/2020 - 14:30

O Governo do Paraná reforça o planejamento de renovação da frota de veículos das forças de segurança pública. Nesta terça-feira (04), o governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou novas viaturas para o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná. O investimento por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) foi de R$ 16,1 milhões.

Seguindo o planejamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública, é a sexta rodada de aquisição de veículos em 2020. No ano, 571 novas viaturas foram incorporadas à frota, totalizando R$ 88,8 milhões.

“São equipamentos modernos, que vão levar mais segurança para a população paranaense e dão todas as condições necessárias para que o policial possa desempenhar um bom trabalho”, afirmou Ratinho Junior. “Vão ajudar a Secretaria de Segurança Pública a continuar essa ótima atuação que vem tendo no Paraná”, acrescentou.

Os veículos entregues nesta terça-feira são todos caminhonetes 4x4, cabine dupla, marca Mitsubishi L200 Triton Sport, e ajudarão no atendimento de acidentes de trânsito, fiscalização e policiamento preventivo.

Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex explicou que a aquisição das viaturas vai permitir cobrir com fiscalização 13 mil quilômetros de rodovias no Paraná. “Todos os postos de polícia rodoviária do Paraná estarão cobertos. Viaturas novas, equipadas para que a polícia possa exercer com qualidade sua missão 24 horas por dia”, disse. “É mais segurança para a população e para os policiais que atuam no Estado. Todas as viaturas antigas serão retiradas de circulação, o que representa menos gasto com manutenção também”, completou Fernando Furiatti, diretor-geral do DER/PR.

DROGAS – As viaturas, destacou o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Olavo Vianei Francischett Nunes, estão caracterizadas e contam com todos os equipamentos necessários para a atuação policial nas rodovias estaduais.

Ele explicou que os veículos serão entregues a todas as 55 bases fixas do batalhão rodoviário no Estado, para as seis sedes de companhia e também para a sede do batalhão. Irão reforçar o apoio ao combate à criminalidade na malha estadual, especialmente em relação ao tráfico de drogas.

“É a primeira vez que todos os postos e todas as companhias são contemplados com viaturas novas, adaptadas para o trabalho do policial. Isso mostra o olhar atento do Governo do Estado para as demandas da população”, destacou.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no primeiro semestre deste ano foram aprendidas 70 toneladas a mais de drogas no primeiro semestre de 2020, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número significa um aumento de 128,3% nas apreensões.

Foram 54,5 toneladas de drogas (cocaína, maconha e crack) apreendidos de janeiro a junho de 2019, contra 124,6 toneladas nos seis primeiros meses de 2020. Parte do sucesso das operações deve-se justamente ao trabalho batalhão rodoviário, lembrou Nunes. “É um número significativo, maior do que vinha ocorrendo no ano passado”, ressaltou o comandante.

ENTREGAS – No dia 18 de março, o governador Ratinho Junior repassou 200 veículos, sendo 75 para a Polícia Militar, 75 para a Polícia Civil e 50 para o Corpo de Bombeiros.

No dia 27 de março foram mais 100 veículos para Polícia Militar e 18 para o Corpo de Bombeiros. Em abril, Ratinho Junior entregou as chaves de outras 119 novas viaturas policiais e de combate a incêndios florestais, além de aparelhos de atendimento a emergências derivadas da manipulação de produtos perigosos. Os veículos foram destinados à Polícia Militar (76), à Polícia Civil (36) e ao Corpo de Bombeiros (7).

No mês passado o Governo do Estado reforçou a estrutura do Corpo de Bombeiros com a aquisição de 34 novos veículos e seis aparelhos desencarceradores (equipamento para resgatar vítimas presas em veículos acidentados). O pacote contempla 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4x4, seis caminhões para combate a incêndios e dois micro-ônibus. Já na semana passada, a frota do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) foi modernizada com o reforço de 30 novos veículos.

PRESENÇAS – Participaram do ato de entrega o chefe da Casa Civil, Guto Silva, os secretários Rômulo Marinho (Segurança Pública) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência); o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig; e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Terecílio Turini, Nelson Luersen, Alexandre Amaro, Alexandre Curi, Anibelli Neto, Artagão Júnior, Cobra Repórter, Gugu Bueno, Hussein Bakri, Soldado Adriano José.

Agência de Notícias do Paraná

BPRv promove treinamento em caminhonete 4x4 para policiais militares e agentes de trânsito

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) promoveu, na tarde de sexta-feira (25/07), um treinamento em caminhonete 4x4 para policiais militares de unidades especializadas além de representantes da PRF e da Guarda Municipal de Curitiba. O exercício aconteceu em uma pista da Muro Alto Eventos em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O exercício simulou situações que os agentes de segurança pública podem passar no dia a dia, como a utilização do uso do guincho para a desobstrução de rodovias, como em quedas de árvores e até mesmo de acidentes, onde um veículo pode estar bloqueando o trânsito.

Participaram do treinamento, além dos policiais rodoviários, representantes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Guarda Municipal de Curitiba (GM), que atuarão como multiplicadores do conhecimento.

Polícia Militar do Paraná