Nova duplicação da PRC-466 já está modernizando o perímetro urbano de Pitanga 24/10/2025 - 09:31

Novas pistas em concreto, restauração em concreto das pistas atuais, dois novos viadutos e uma passarela vão garantir segurança e trafegabilidade para o município.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 5,46% de execução da obra de duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central do Estado, em trecho de 45,5 quilômetros. O investimento é de R$ 514,2 milhões, com previsão de entrega para 2027.

Os principais serviços em andamento são a terraplenagem no espaço ao lado da pista existente para implantar a plataforma da nova pista, e a implantação de dispositivos do sistema de drenagem de águas.

Para moradores de Pitanga o principal movimento está no entroncamento da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460, onde a pista central de uma rotatória foi interditada e está sendo construído um novo viaduto, com o tráfego desviado para novas rótulas no próprio local.

O viaduto será do tipo Diamante, com entrada e saída da rodovia pela pista da direita em ambos os sentidos de tráfego. 4 faixas de tráfego serão elevadas para conectar a PRC-466 com a PR-460, rumo a Nova Tebas, e uma passagem inferior vai conectar a PR-239, rumo a Mato Rico, e a PRC-466, rumo a Manoel Ribas, com duas rotatórias em cada lado do viaduto, conectadas a vias marginais, permitindo todos os movimentos necessários para o tráfego no local.

A estrutura vai garantir segurança e trafegabilidade no perímetro urbano de Pitanga, já prevendo o aumento do volume de veículos na região proporcionado pelas obras de duplicação e ampliação de capacidade na região.

Além da nova pista em concreto, a obra prevê restauração da pista existente também com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para a pista nova. Ainda serão construídos mais dois viadutos, um também em Pitanga, no entroncamento com a Avenida Universitária, e outro no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste, uma nova passarela para pedestres em Pitanga, e novas pontes sobre o Rio Carazinho e o Rio Bonito.

AMBIENTAL – Esta obra de duplicação da PRC-466 conta com as licenças ambientais necessárias, emitidas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que incluem permissão para suprimir a vegetação e árvores isoladas, como foi o caso de duas araucárias próximo ao novo viaduto em Pitanga. Dado o traçado da rodovia e as características da nova estrutura, não seria possível avançar na obra sem a retiradas das árvores.

Como é o caso em obras que tem esse tipo de impacto, as licenças ambientais trazem como uma das condicionantes a compensação ambiental obrigatória, que podem incluir melhorias ambientais na região e o plantio de novas árvores, entre outras. No caso específico das duas araucárias, também está sendo desenvolvida uma iniciativa para buscar aproveitar o material genético das duas árvores, ainda em fase inicial, com mais novidades sendo divulgadas futuramente.

 

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