Duplicação da Rodovia dos Minérios - Almirante Tamandaré

 

A obra prevê uma nova interseção em desnível tipo diamante no entroncamento com a Rodovia do Calcário (PR-509), com dois viadutos paralelos e duas rotatórias, além de uma alça exclusiva para o fluxo de trânsito entre Almirante Tamandaré e Curitiba, reduzindo os entrecruzamentos na via.

A pista central do trecho, entre o km 14,3 e o km 15,6, será alargada para ambos os lados, com o pavimento atual sendo substituído por placas de concreto de cimento Portland de 28 centímetros de espessura, com vida útil de 20 anos.

Serão duas pistas de rolamento de 3,60 metros em cada sentido, separadas por uma barreira central de concreto tipo New Jersey e acostamentos internos de 1 metro de largura, além de acostamentos externos de 2,50 metros de largura. A velocidade projetada para a pista central é de 80 km/h.

Também está prevista a implantação de vias marginais nos dois lados da rodovia, uma passarela, passeios e ciclovias, iluminação viária, sinalização horizontal e vertical. Os passeios serão executados em blocos de concreto intertravados, conhecidos como pavers, enquanto as ciclovias serão de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que é o mesmo material utilizado nas marginais.

Para garantir o escoamento da água das chuvas, estão previstos dispositivos de drenagem, como sarjetas, valetas, meios-fios, descidas d’água, bocas de lobo, tubulações e bueiros, que vão conduzir a água até local de deságue seguro.

Investimento: R$ 50.700.000,00

 

  • Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré
    Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré
    Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré
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