Estado investe em pavimentação em Faxinal, município com grande potencial turístico 20/03/2023 - 13:48

A Secretaria de Infraestrutura e Logística assinou dois convênio com a Prefeitura de Faxinal para pavimentação e reperfilagem de ruas do município. Investimento do Estado passa de R$ 1,2 milhão.

O Governo do Paraná fechou dois convênios com a Prefeitura de Faxinal para pavimentação e reperfilagem de diversas ruas do município, na região do Vale do Ivaí. No total, o investimento será de mais de R$ 1,5 milhão.

O convênio de maior valor é de R$ 1.292.403,15, sendo R$ 1.000.000,00 da parte do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A contrapartida do município é de R$ 292.403,15. Por intermédio dele será realizada a reperfilagem de seis trechos de vias municipais, sendo eles na Avenida Brasil, Rua Isamel Pinto Siqueira e Rua São Paulo.

Já no segundo convênio será realizada a pavimentação de um trecho de 47 metros da Rua Vitor Mendes Portela, na esquina com a Rua São Paulo. A obra vai atender a uma antiga demanda da comunidade, com construção de calçadas com acessibilidade e um sistema de drenagem para águas das chuvas. O valor do convênio é de R$ 218.144,35, com aporte da SEIL de R$ 207.237,13, e a contrapartida de R$ 10.907,22 do município.

O processo de licitação, assim como a execução dos serviços será de responsabilidade da Prefeitura de Faxinal. Já o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) ficará com a fiscalização da execução das obras.

“Atendemos centenas de municípios por meio de convênios para execução de obras, em sua maioria nas ruas e avenidas da própria cidade. Isso garante melhor qualidade de vida e segurança para os habitantes, e proporciona o desenvolvimento socioeconômico local, com uma melhor trafegabilidade atraindo visitantes e reduzindo os gastos logísticos do setor produtivo e de serviços”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

TURISMO – A reperfilagem das vias urbanas de Faxinal irá garantir melhorias de trafegabilidade em uma região com potencial turístico e de desenvolvimento econômico. O município está pleiteando junto ao Congresso Nacional o título de Capital Nacional das Cachoeiras, com um conjunto de mais de 100 quedas d’água no Vale do Ivaí. Entre os principais pontos de visitação está a Cachoeira da Fonte, Véu de Noiva, Cachoeira do Chicão e o Salto São Pedro.

A maior delas, a Véu de Noiva, chega 156 metros de altura. Além de toda essa beleza natural, há na cidade um calendário com 12 eventos turísticos, atraindo em média 200 mil turistas por ano. Capital do Tomate de Estufa, Faxinal também tem como pratos típicos iguarias feitas da fruta: tomate recheado e geleia de tomate. Também tem uma bebida típica, a Goiofá, água ardente à base de milho, que no passado era feita pelos indígenas.

Veja os trechos com obras previstas:

Pavimentação:
Asfáltica na Rua Vitor Mendes Portela – início até a Rua São Paulo (extensão de 47,15m)

Reperfilagens:
Rua Ismael Pinto Siqueira – entre a Rua dos Dominicanos e Rua Dr. Leonidas Buy (extensão: 128,55m)
Rua Ismael Pinto Siqueira – entre a Rua 14 de Dezembro e Rua Dr. Alberto Barthels (extensão: 129,49m)
Av. Brasil – entre a Rua Tostoi Mantovani e Rua Santos Dumont (extensão: 546m)
Av. Brasil – entre a Rua Dr. Leônidas Buy e Rua Vitor Mendes Portela (extensão: 402,30m)
Av. Brasil – entre a Rua Antônio Garcia da Costa e Av. Eugênio Bastiani (extensão: 565,70m)
Rua São Paulo – entre a Rua Eurides Cavalheiro de Meira e Rua Santos Dumont (extensão: 279,15m)