Bloqueios para obra na ponte de Porto de Cima, em Morretes, são adiados devido às chuvas 17/07/2023 - 16:39

Interdição parcial da ponte sobre o Rio Nhundiaquara deve começar na próxima segunda-feira, com intervalos regulares para permitir a travessia de turistas e comunidade. O investimento na reforma é de R$ 1.844.444,43.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa que foi adiado para a segunda-feira que vem, dia 24 de julho, o início dos bloqueios parciais da ponte metálica sobre o Rio Nhundiaquara em Porto de Cima, distrito de Morretes, no Litoral, para finalização obras de reforma e manutenção.

A medida foi necessária devido à previsão de chuvas ao longo da semana na região, que impossibilitam o serviço de solda do novo tabuleiro de gradil metálico da obra de arte especial. O planejamento do DER/PR é demolir um terço do tabuleiro de concreto atual por semana, já realizando a substituição pelo gradil e permitindo a reabertura do tráfego de veículos em intervalos planejados, inclusive nos finais de semana.

A programação atende a solicitações de lideranças, comunidade e comerciantes e tem o objetivo de garantir o acesso de visitantes ao distrito nos dias e horários de maior movimento, uma vez que o turismo é a principal fonte de renda da localidade. A operação pare-e-siga, típica em obras desse tipo, não será possível neste caso, já que a ponte é de pista única.

A ponte sobre o Rio Nhundiaquara, que fica na rodovia PR-411, já recebeu serviços de tratamento e reforço das estruturas metálicas e de concreto nas laterais e abaixo dela, mas para a etapa final será necessário o bloqueio parcial do tráfego de veículos. O investimento na reforma é de R$ 1.844.444,43.

DESVIO – Durante os horários de interdição, usuários podem acessar Porto de Cima ou a PR-410 por meio de Morretes, pela PR-408. Pedestres e ciclistas poderão fazer a travessia mesmo durante os serviços na ponte, por meio de uma passarela temporária ao lado da estrutura.

CRONOGRAMA – Os serviços na obra serão executados principalmente durante o período noturno, sem bloqueios de tráfego nas sextas-feiras e sábados, e no domingo somente após as 22h. Uma iluminação específica para as atividades será empregada durante os trabalhos.