Cianorte conquista rota aérea para região Noroeste 23/10/2019 - 17:30

Os mais de 500 quilômetros que separam Curitiba de Cianorte, no Noroeste, agora podem sumir em pouco mais de 1h40 em uma viagem de avião. A partir desta quarta-feira (23), a cidade passou a receber três voos semanais do programa Voe Paraná, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Gol.

O avião percorrerá de Cianorte a Curitiba às segundas, quintas e sábados, às 7h05. Os trechos entre a Capital e o Interior serão às quartas, sextas e domingos, às 20h10. A aeronave vai pernoitar no Aeroporto Engenheiro Gastão de Mesquita Filho.

O Voe Paraná reconectou 12 cidades do Interior a Curitiba. É o maior programa de aviação regional da Gol no País. Serão 67 voos semanais neste primeiro momento, com possibilidade de aumentar o fluxo em função da demanda e do ingresso de Apucarana e Guarapuava na lista.

Segundo o vice-prefeito Beto Nabhan, a cidade recupera uma rota viária que não via desde os anos 1960. Ele também cita a possibilidade de incrementar ainda mais a economia já diversificada da cidade. “Esperamos clientes do País todo a partir de agora. A nossa região envolve pelo menos 160 mil habitantes e buscava essa opção para evitar deslocamentos até Umuarama ou Maringá, por trechos rodoviários ainda mal resolvidos”, afirmou. “Esse voo inaugural abre a possibilidade de criar uma demanda aos poucos”.

Nabhan complementou que o aeroporto já tem uma pista ampla e vai receber nova iluminação nos próximos meses, além de ter passado por pequenas reformas para integrar o programa. “O Paraná inovador que o governador defende tem que ser replicado nas cidades. Já vínhamos trabalhando na recuperação do aeroporto e agora essa iniciativa nos ajuda a atrair empresários. Para isso estamos criando nosso ecossistema de inovação e fortalecendo as indústrias têxtil e metalmecânica, além da produção de frangos, que cresceu muito na cidade”, destacou.

Hércio Correia, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, diz que a evolução dos negócios não permite mais aos empreendedores perder um dia todo na estrada em deslocamentos a São Paulo e Curitiba. “Vivemos em uma cidade com renda per capita boa, com estrutura para receber mais investimentos e economia diversificada. É um programa há muito aguardado pela população e que dá novo patamar ao município na região Norte-Noroeste”, complementou.

TURISMO – Cianorte também poderá atrair mais turistas. A cidade é dona de uma das maiores florestas urbanas do País, com 523 hectares, e oferece espaços para trilhas e caminhadas, além de cachoeiras e rios na área rural. Um dos principais atrativos turísticos é o Caminho da Peroba, árvore símbolo do município. São mais de 30 exemplares da espécie, algumas delas centenárias.

Box
Paraná tem a maior malha aérea regional da Gol do País

O programa Voe Paraná foi estruturado para incentivar a aviação regional no Estado. A Gol e a empresa de táxi-aéreo TwoFlex oferecem ligação aérea partindo e chegando a 12 municípios que têm entre 32 mil e 155 mil habitantes. Foram contemplados Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana, Guarapuava e Guaíra.

O programa opera com aeronaves Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares (nove passageiros e três tripulantes). Nesta semana começaram a funcionar 67 voos semanais para dez cidades, mas até dezembro Apucarana e Guarapuava também ganharão voos semanais.

A Gol oferta 14 mil assentos por dia no Estado, quarto maior do País, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Entre as cidades de maiores destinos estão Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Foz do Iguaçu, Maringá e Cascavel. A companhia ainda conta com voos regulares para Londrina.