Com cinco frentes de trabalho, obras da Perimetral Leste de Foz avançam na rodovia e aduanas 29/02/2024 - 10:56

Com 200 pessoas trabalhando, nova rodovia tem serviços de pavimentação, terraplenagem e construção dos edifícios das novas aduanas da Receita Federal. Até o momento foram executados cerca de 23%.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, continua avançando na obra de implantação da rodovia de acesso à Ponte da Integração Brasil – Paraguai, conhecida como rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Ao longo do mês de fevereiro, a pavimentação da nova pista começou a ser executada nas proximidades da Rua Mata Verde, via municipal interditada para implantação da rodovia. Este tipo de intervenção vai acontecer em outras ruas também, uma vez que no trecho entre a BR-469 e a BR-277 o projeto da obra, aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e executado pelo DER/PR, prevê viadutos exclusivamente na interseção com a Avenida Felipe Wandscheer e com a Avenida República Argentina.

O tráfego municipal de veículos em outras ruas afetadas pela obra deverá ser remanejado dentro da malha do próprio município, tendo sido inclusive feita reunião entre o DER/PR e representantes da prefeitura, do consórcio construtor, do consórcio de apoio à fiscalização da obra e do DNIT sobre o tema.

A prefeitura e a Foztrans (órgão municipal responsável pela fiscalização dos serviços de transporte público e trânsito) receberão um cronograma quanto às ruas que serão atingidas pelo traçado da perimetral, garantindo que o poder municipal possa analisar e divulgar com antecedências as rotas alternativas para os usuários.

ADUANAS – Também se destacam os serviços em andamento na construção das novas aduanas, unidades da Receita Federal que controlam e fiscalizam o fluxo de bens e mercadorias em fronteiras.

Na aduana Brasil – Paraguai os avanços na implantação da infraestrutura do edifício central são visíveis, com execução de 90% das estacas raiz, 55% dos blocos de coroamento e 72% das sapatas.

Na nova aduana Brasil – Argentina é realizada a terraplenagem de desvio de tráfego da Avenida Mercosul, necessário para avançar na infraestrutura do edifício. Também estão ocorrendo no local os serviços de implantação do sistema de drenagem de águas, com instalação de tubos de Polietileno de Alta Densidade (Pead).

FRENTES – A terraplenagem da rodovia está em execução em segmentos entre a BR-469 e a Rua Francisco Fogaça do Nascimento, parte do trecho de ligação com a BR-277. Neste mês uma das frentes de terraplenagem também retomou as atividades de implantação das alças do viaduto no entroncamento com a BR-469, com reaterro em rocha dos locais com baixa capacidade de suporte.

Ao todo são cerca de 200 colaboradores atuando em cinco frentes de serviços, garantindo um ritmo inédito à obra em comparação a anos anteriores. Até o momento foram executados cerca de 23%. O investimento acumulado é de cerca de R$ 31,58 milhões. A obra é resultado de parceria entre o Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu, cabendo à Binacional o pagamento dos recursos utilizados.

O DER/PR publica boletins sobre o andamento da obra, distribuídos por e-mail para interessados, que podem se cadastrar AQUI.