Com investimento de R$ 58,6 milhões, Governo vai duplicar rodovia em Toledo 09/05/2023 - 10:36

Serão implantadas novas pistas em ambos os sentidos da PR-317, além de vias marginais, ciclovia e passeio para pedestres. Obra inclui ainda pavimentação de acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo.

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, publicou edital de duplicação de trecho da PR-317 em Toledo, região Oeste, denominada Avenida Egídio Gerônimo Munareto, do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, em uma extensão de 3,29 quilômetros.

O orçamento estimado é de R$ 58.674.968,53, com abertura de envelopes de preços marcada para as 14h do dia 31 de maio, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em Curitiba.

“Toledo, com seus quase 150 mil habitantes, é um dos grandes polos produtivos da região Oeste, investindo tanto no agro quanto na indústria. Para garantir que o município continue crescendo, cabe ao poder público fazer investimentos como a duplicação da Avenida Egídio Gerônimo Munareto, que vai encerrar com um grave gargalo logístico que atrapalha empresas e o deslocamento dos moradores”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

A obra prevê alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 m de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,50 metros.

As marginais terão pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.

Segundo o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, este trecho da PR-317 é utilizado como acesso para várias indústrias, comércios e condomínios, concentrando tráfego de longa distância e tráfego local. “Com a duplicação vamos disciplinar o deslocamento de veículos, sendo o movimento local destinado às vias marginais e o transporte de carga realizado prioritariamente pela rodovia, reduzindo os congestionamentos e acidentes”, explica.

Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.

Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.

CENSE – A obra prevê também a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, além dos serviços de implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.

 

GALERIA DE IMAGENS