DER participa de treinamento organizado pela iRAP 05/08/2021 - 16:00

Técnicos foram treinados sobre a classificação por estrelas utilizada pela International Road Assessment Programme (iRAP).

Os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) participam no dia 29 de junho e nos dias 1º e 09 de julho de treinamento online organizado pela International Road Assessment Programme (iRAP). O evento serviu para entendimento da “classificação por estrelas” e foi lecionado pela engenheira civil Camila B. Maciel Barreto, do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans).

O LabTrans atua ativamente junto ao iRAP no Brasil, sendo ele o único centro de excelência do programa no país. Eles fazem a avaliação e a análise das vias e as classificam por estrelas e pelo tipo de usuário, entre ocupantes de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com isso, é possível indicar planos de investimentos visando deixas as vias mais seguras.

Sabendo da importância da segurança viária e buscando inovações para a avaliação e planejamento de investimentos de baixo custo, a Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) do DER/PR promoveu o treinamento firmando um termo de cooperação por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) com a LabTrans. Dentre os técnicos do DER, participaram desse treinamento a CDP, a Coordenadoria do Gerenciamento da Malha Viária (CGM), e a Coordenadoria de Engenharia de Tráfego e Segurança Viária (CETS).

O objetivo do treinamento foi dar entendimento ao funcionamento da Classificação por Estrelas para Ocupantes de Veículos (ViDA) e de modo prático utilizar um dos projetos desenvolvidos no termo de cooperação. O treinamento foi bastante produtivo e elucidou as dúvidas de funcionamento do ViDA, preparando os técnicos para as futuras contratações e consultorias previstas para o setor que incluem essa inovação.

 

GALERIA DE IMAGENS