DER/PR alerta para “golpe do fresado” 20/11/2023 - 14:14

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná não comercializa material fresado, que geralmente é doado a prefeituras ou utilizado pelo próprio DER.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta aos cidadãos que está sendo aplicado o “golpe do fresado” na região Oeste. Um ou mais indivíduos, se passando por colaborador do DER/PR, entra em contato com proprietários oferecendo material fresado para venda, com promessa de entrega mediante pagamento. O material nunca é entregue, e o comprador arca com o prejuízo.

O DER/PR esclarece que não comercializa, sob hipótese alguma, o material fresado, que resulta da fresagem da camada asfálticas de rodovias estaduais, serviço que geralmente antecede serviços de conservação.

Este material fica armazenado em depósitos e pátios do DER/PR, muitas vezes sendo doado diretamente a prefeituras municipais, ou utilizado pelo próprio departamento. O fresado pode ser utilizado na conservação de vias não-pavimentadas, sendo misturado ao material do leito da pista, ou reciclado para ser aplicado em ruas municipais.

O que fazer: Em caso de telefonemas ou mensagens determinando o pagamento de qualquer valor para liberação de materiais públicos, encerre imediatamente o contato e, em seguida, procure seu advogado de confiança ou diretamente o DER/PR. Caso o golpe tenha sido consumado, procure a Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência.