DER/PR alerta para o “golpe da venda de peças” 05/01/2024 - 16:41

Departamento não vende peças de carros ou de outros veículos para pessoas físicas. Cidadão deve ficar atento para evitar ser enganado.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) alerta aos cidadãos que está sendo aplicado o “golpe de venda de peças”. Indivíduos estão utilizando sites e o aplicativo de mensagens Whatsapp para comercializar peças automotivas, prometendo retirada das mesmas nas sedes administrativas do DER/PR. Os compradores só descobrem que foram enganados quando vão receber suas peças, que não existem.

O DER/PR esclarece que não comercializa, sob hipótese alguma, peças de veículos diretamente a pessoas físicas, e não utiliza os serviços de representante comercial.

Aproximadamente uma vez por ano, o DER/PR realiza leilão de sucatas de veículos abandonados em rodovias estaduais, sendo os mesmos arrematados em lotes e exclusivamente por empresas do ramo de desmontagem de veículos, devidamente registradas em órgão executivo de trânsito da unidade federativa em que atuam.

O que fazer: Em caso de telefonemas ou mensagens determinando o pagamento de qualquer valor para liberação de materiais públicos, encerre imediatamente o contato e, em seguida, procure seu advogado de confiança ou diretamente o DER/PR. Caso o golpe tenha sido consumado, procure a Polícia Civil e registre um Boletim de Ocorrência.