DER/PR faz serviços de conservação entre Londrina e distrito de Maravilha 22/04/2021 - 13:23

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está fazendo melhorias na PR-218, entre Londrina e o distrito de Maravilha (região Norte), e o entroncamento com a PR-445, em uma extensão de 23,71 quilômetros.

São serviços de remendos, desconfinamento, execução de drenos, reperfilagem, microrrevestimento e sinalização horizontal. O investimento previsto é de R$ 5,6 milhões, por meio do lote 7 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do Governo do Paraná.

“O governo Ratinho Junior atende não apenas os grandes municípios, como é o  caso de Londrina, com a duplicação da PR-445, uma obra de quase R$ 100 milhões. Atende também os pequenos distritos rurais, como Maravilha. Com essas melhorias na PR-218 a população terá mais facilidade e segurança para se deslocar até Londrina e também para escoar sua produção agropecuária”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

As melhorias começaram em dezembro e devem seguir até julho deste ano para atender todos os pontos críticos do trecho. Elas iniciaram com os remendos profundos, executados nos locais com trincas, buracos e ondulações, em que a sub-base do pavimento é substituída por uma nova camada de brita graduada a seco (BGS) antes de recompor o pavimento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Os outros serviços iniciais foram o desconfinamento lateral de bordo, em que é removida a camada de solo vegetal nas laterais da pista, facilitando o escoamento de água para o terreno natural, e a execução de drenos longitudinais, onde materiais drenantes são colocados em um espaço escavado paralelamente ao pavimento para rebaixar águas subterrâneas.

Também serão realizadas reperfilagens, que consistem na aplicação e compactação de massa asfáltica para nivelar a superfície da pista. Será executado o microrrevestimento, uma mistura asfáltica a frio, que rejuvenesce e preserva o pavimento, além de melhorar a aderência de pneus à pista. E, por último, será feita a sinalização horizontal, serviços de pintura de linhas e faixas com tinta acrílica.

“Devido ao grande número de caminhões no trecho, boa parte em direção ao centro de tratamento de resíduos próximo ao distrito, a rodovia precisou de uma quantidade expressiva de remendos profundos. Mas com os serviços concluídos, o pavimento ficará em boas condições pelos próximos anos, atendendo a comunidade e ao serviço público municipal”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

O lote 7 do programa COP inclui 336,39 quilômetros de rodovias, principalmente na região entre Londrina e a divisa com São Paulo. O investimento é de R$ 60,5 milhões em todos estes serviços de conservação.