DER/PR lança edital de duplicação da rodovia do aeroporto de Campo Mourão 29/04/2022 - 10:19

Obra prevê duplicação de 3,7 quilômetros da PR-317 e da PR-840, com implantação de vias marginais, três rótulas e restauração do pavimento atual das duas rodovias.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) lançou nesta semana o edital da duplicação da PR-317 e da PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão, na região Centro-Oeste, na saída para Peabiru e nas proximidades do aeroporto municipal. A obra prevê também a implantação de vias marginais, três rótulas e a restauração do pavimento atual.

O trecho tem início a partir da duplicação já existente da PR-317 e segue até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.

As vias marginais também terão duas faixas, com largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, e separadas da pista central por canteiros. A pavimentação será executada com sub-base de macadame seco, base de brita graduada simples e faixa de rolamento em concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ).

“Campo Mourão é um município extremamente importante para a região, localizado em um dos maiores corredores logísticos do Paraná, e uma ligação entre Cascavel, Maringá, Guarapuava e Mato Grosso do Sul. Com essa obra vamos trazer mais segurança e conforto para os quase 100 mil habitantes locais e para os usuários destas vias, separando o tráfego local do rodoviário, e também disciplinando os acessos às rodovias”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

As interseções em nível (rótulas) estão previstas entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

A obra também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia.

O pavimento existente receberá serviços de fresagem, além de nova sinalização, bem como demais melhorias necessárias.

EDITAL – A licitação está sendo realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que prevê a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia, e a execução da obra em um mesmo contrato.

As empresas interessadas devem registrar proposta de preço no portal Licitações-e do Banco do Brasil até as 14h do dia 30 de maio, com a sessão de disputas iniciando 30 minutos depois. Os recursos para a elaboração dos projetos e execução da obra são do Programa Avança Paraná.

O orçamento é sigiloso, conforme previsto na legislação relativa ao RDCi, visando garantir que as interessadas analisem cuidadosamente o edital e demais documentos para elaborar suas propostas de preços, em vez de apenas se basearem no valor estimado. Este será divulgado uma vez concluída a sessão de disputadas e definida a arrematante.

O prazo para execução do contrato será de 630 dias, após concluídos todos os trâmites e assinada a ordem de serviço, sendo os primeiros 180 dias para apresentação dos projetos e 450 dias para a execução da obra. A medida que os projetos forem aprovados pelo DER/PR, já terão início alguns dos serviços da duplicação.

O anteprojeto de engenharia foi doado pela Prefeitura Municipal de Campo Mourão e atualizado pelo DER/PR para ser utilizado na elaboração do edital.