DER/PR libera tráfego de veículos na ponte do Rio dos Padres em Jesuítas 22/02/2024 - 12:02

Ponte na PR-239 estava interditada desde final de janeiro, após danos em contenção colocarem em risco pavimento na cabeceira. Estrutura passa por obra de manutenção.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), liberou nesta quinta-feira (22) o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio dos Padres, localizada na PR-239, em Jesuítas, na região Oeste.

A estrutura estava interditada desde o final de janeiro, após a contenção de aterro de um dos acessos da ponte ceder, colocando em risco o pavimento da cabeceira.

Foi recomposta a contenção, reforçado o aterro, e executada nova pavimentação no local, garantindo o retorno da travessia de veículos com segurança.

A ponte sobre o Rio dos Padres já estava passando por obra de manutenção, permitindo que os serviços de recuperação fossem iniciados rapidamente. Outros serviços da obra continuam em andamento, mas sem necessidade de interdição da rodovia.

PONTES - A ponte sobre o Rio dos Padres está contemplada em contrato de manutenção de 13 pontes em rodovias estaduais administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento de R$ 11.239.924,41. Somente nesta estrutura serão investidos cerca de R$ 550 mil.

Estão previstos os serviços de reparo e recuperação das superfícies avariadas, fissuras e rachaduras das estruturas de concreto; recomposição/reforço, tratamento e pintura das estruturas metálicas; execução de novos guarda-corpos e novas barreiras de concreto New Jersey; recomposição de pontos de erosão nos aterros de acesso; limpeza, desobstrução e recomposição de drenos na ponte, além de instalação de sistema de drenagem de águas nas cabeceiras.

Também haverá instalação de novas defensas metálicas com terminais absorvedores de energia; nova sinalização horizontal na ponte e acessos, bem como nova sinalização vertical e instalação de tachões refletivos; caiação das barreiras e guarda-corpos e pintura da estrutura com nata de cimento; entre outros.

A ponte tem 40 metros de extensão e 12,6 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento de 3,45 m cada, e acostamentos externos de 2 m. Ela fica no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste, além de ser acesso para Nova Aurora, por meio da PR-239.

As localizações da ponte sobre o Rio dos Padres e das outras contempladas com melhorias estão disponíveis neste mapa, na aba CP 197/2022 (uma referência ao edital de licitação da obra).

 

GALERIA DE IMAGENS