Edição paranaense do Enacor/RAPv começa a receber trabalhos técnicos 28/04/2023 - 11:08

Trabalhos ou estudos de caso podem ser cadastrados para análise e possível apresentação no evento, considerado o maior do setor de infraestrutura de transportes do País.

 

O 25º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e 48ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) está recebendo trabalhos técnicos a partir desta semana. Eles passarão por avaliação e os aprovados serão apresentados durante o evento, que este ano acontece em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, de 19 a 22 de setembro.

Interessados devem se cadastrar no portal do 25º Enacor/48ºRAPv e encaminhar suas produções por meio de plataforma específica, em formato PDF, de acordo com os modelos disponibilizados.

Podem ser enviados trabalhos de natureza técnica-científica ou estudos de caso de obras/relato de experiências, com o limite máximo de três trabalhos por autor.

Todos os trabalhos devidamente enviados serão julgados pelo Comitê Avaliador, que informará o autor ou autores quanto ao resultado, e, caso aceitos, a apresentação se dará na sessão plenária de forma presencial ou nos painéis temáticos.

O prazo final do envio é até 19 de maio, considerando a data e horário registrados pela plataforma do evento. Os trabalhos aprovados somente serão incluídos nos anais do encontro caso pelo menos um dos autores esteja inscrito como participante.

Os melhores trabalhos apresentados no 25º Enacor/48ºRAPv poderão ser solicitados para publicação na Revista Pavimentação, da ABPv.

FOZ DO IGUAÇU – O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) sedia o 25º Enacor/48ºRAPv este ano, em parceria com a Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e a Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv).

Ele acontecerá entre 19 a 22 de setembro em Foz do Iguaçu, reunindo engenheiros e interessados de todo o Brasil, com participação de representantes do setor público, setor privado, organizações da sociedade civil e pesquisadores brasileiros e internacionais.

Além da apresentação dos trabalhos técnicos, estão confirmadas a presença de estandes das principais empresas e órgãos da área, palestras, mesas-redondas, minicursos e visitas técnicas à Itaipu Binacional e à nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, ainda fechada ao público.

Nesta edição do Enacor/RAPv, os trabalhos técnicos enviados deverão abordar um dos seguintes temas:

– Meio ambiente e sustentabilidade aplicados à Infraestrutura;
– Faixa de Domínio e Desapropriações;
– Controle Tecnológico de obras;
– Dimensionamento de Pavimentos;
– Drenagem de Obras de Infraestrutura;
– Planejamento de Transportes;
– Materiais de Pavimentação;
– Metodologia BIM aplicada a infraestrutura;
– Obras de Arte Especiais;
– Sistemas de Gerência de Pavimentos;
– Técnicas de Construção, Restauração, Conservação;
– Segurança Viária.