Estado conclui recuperação estrutural da ponte metálica entre Lapa e Campo do Tenente 25/01/2024 - 16:20

Foram investidos R$ 4,8 milhões na obra, que incluiu a demolição do antigo tabuleiro de placas de concreto, cujos danos já haviam levado a interdições da ponte em anos anteriores, por um novo de gradil metálico, mais resistente e mais leve, exercendo menos tensão nos demais dispositivos da estrutura.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou esta semana a vistoria final da obra de recuperação estrutural e manutenção da ponte metálica sobre o Rio da Várzea, na PR-427, limite entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, e Campo do Tenente, na região Sul. Isso marca a conclusão dos serviços no local.

Foram investidos R$ 4,8 milhões na obra, que incluiu a demolição do antigo tabuleiro de placas de concreto, cujos danos já haviam levado a interdições da ponte em anos anteriores, por um novo de gradil metálico, mais resistente e mais leve, exercendo menos tensão nos demais dispositivos da estrutura.

Também foi feita a limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; implantada uma nova passarela para pedestres; executadas novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novos pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica; e outros serviços de manutenção necessários.

Os últimos serviços se concentraram na instalação de placas de acabamento metálico sobre o tabuleiro, dispositivos que permitem a passagem de veículos de tração animal, bem como de pessoas utilizando montarias.

A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista única de 3,3 metros de largura, é uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário. Principal ligação entre os dois municípios, sua reforma beneficiou mais de 56 mil moradores da região, o setor de indústria, de comércio, o agronegócio e também o tráfego de longa distância.

 

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