Estado confirma investimento de R$ 15,9 milhões em estradas rurais de Ponta Grossa e região 25/01/2024 - 16:14

Serviços de conservação serão mantidos ao longo de dois anos em trechos não pavimentados da PR-513 e PR-090, entre Piraí do Sul e Campo Largo, somando 124,17 quilômetros.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou o resultado final da licitação para conservar trechos não pavimentados da PR-090 e PR-513, nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba, em um total de 124,17 quilômetros, pelo período de 720 dias.

A arrematante da disputa de preços do edital, que foi realizada na modalidade pregão eletrônico, Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda., em consórcio com a empresa Hellman Construtora de Obras Ltda, sob a denominação Consórcio GH Conservação Campos Gerais, foi declarada vencedora após análise da proposta de preços e documentação apresentada.

O investimento será de R$ 15.999.999,97, mas primeiro o processo terá seu resultado homologado pelo DER/PR, seguindo depois para formalização do contrato e emissão de ordem de serviço.

Serão executados de forma rotineira, durante o contrato, os seguintes serviços: regularização de leito/patrolamento; retaludamento; escavação de vala lateral rasa com motoniveladora; escarificação, conformação e compactação do subleito; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; escavação de valas; e cascalhamento, sendo este último responsável por mais da metade do investimento previsto.

A licitação acontece na modalidade pregão eletrônico, em que a vencedora é definida pelo arremate da disputa de preços e habilitação de seus documentos.

Ao todo são quatro trechos, dois de cada rodovia. Na PR-090 o trecho 1 vai da ponte sobre o Rio Açungui até o distrito de Bateias, em Castro, e o trecho 2 do acesso ao Contorno Norte de Castro até Piraí do Sul.

Na PR-513, o trecho 3 tem início no entroncamento com a PR-090, em Campo Largo, e segue até o início do trecho pavimentado em Ponta Grossa, passando pelo distrito de Itaiacoca.

O trecho 4 começa no fim do pavimento e segue até a BR-376, terminando ao lado de unidades da Cargill Agrícola S.A. e Makita do Brasil.

Ao final do pavimento da PR-513 há um entroncamento com uma via municipal pavimentada que segue até a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de denominação Estrada Pery Pereira Costa, cuja administração é da prefeitura do município.