Estado e Pontal do Paraná assinam ordem de serviço do contorno de Praia de Leste 28/02/2024 - 19:31

Obra terá investimento de R$ 9,1 milhões para pavimentar cerca de 2 km de vias municipais que resolverão congestionamentos da PR-407 na entrada do município. São R$ 8.673.152,85 da SEIL e R$ 456.481,73 de contrapartida do município.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e a Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná assinaram nesta quarta-feira (28) a ordem de serviço da implantação do contorno municipal de Praia de Leste, no Litoral.

A obra prevê a pavimentação asfáltica de trechos da Rua Dom Alfredo E. Novak, Rua Nelson Medrado, Rua Noêmio Gabriel Simas e Avenida Padre Joaquim, em um total de cerca de 2 quilômetros. Também estão previstos serviços de melhoria do sistema de drenagem de águas e de sinalização horizontal e vertical, entre outros.

Serão duas faixas de rolamento de 3,3 metros cada em todas as ruas, além de calçadas e estacionamentos. A obra vai substituir cerca de 1.300 metros de vias com blocos de concreto sextavados e outros 700 metros de via não-pavimentada, sendo utilizado o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), massa asfáltica típica de rodovias.

“Estávamos aguardando o final da alta temporada para que não houvesse um prejuízo à mobilidade, já que tivemos um verão recorde de público. Mas agora estamos iniciando essa nova obra, para que possamos dar uma solução ao fluxo intenso que temos aqui em Pontal”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Inicialmente era um binário, mas agora estamos trazendo um contorno para que haja essa mobilidade entre os balneários e que a população possa ter um deslocamento melhor”.

O contorno composto por estas vias municipais será utilizado como uma rota alternativa para o tráfego de veículos da PR-407, tanto de entrada quanto de saída no município, solucionando os pontos de congestionamento na região.

O investimento é de R$ 9.129.634,58, sendo R$ 8.673.152,85 da SEIL e R$ 456.481,73 de contrapartida do município. O prazo de execução é de 360 dias, cabendo ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) acompanhar e fiscalizar o seu andamento, que será administrado pela prefeitura municipal.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado; o deputado estadual Anibelli Neto; o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque; e outras lideranças municipais.