Estado e prefeitura de Terra Roxa vão construir nova ponte sobre o Rio Assú 06/03/2024 - 15:36

A ponte vai ter 11,40 metros de comprimento e 6,25 metros de largura, permitindo a passagem de veículos de passeio, veículos pesados, como caminhões e ônibus, e maquinário agrícola. O prazo de execução do termo de cooperação é de 180 dias.

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o município de Terra Roxa, na região Oeste, celebraram um termo de cooperação para implantar uma nova ponte em concreto sobre o Rio Assú, ligando as comunidades terra-roxenses de São José, Santa Rita, Alto Alegre e R-4.

Da parte da SEIL serão fornecidas nove vigas pré-moldadas de concreto com 11 metros de comprimento, 90 lajotas de 0,5 x 1 metro e 20 guarda rodas de 1 metro. Cabe ao município, que já executou a obra de aterro e implantação das cabeceiras, o lançamento e concretagem das peças, entre outros serviços correlatos. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável por entregar as peças e acompanhar a execução do termo.

“Continuamos avançando nesta missão de atender os nossos municípios cujas pontes rurais foram atingidas pelas chuvas, necessitando de reformas ou mesmo estruturas completamente novas, como é o caso dessa cooperação com Terra Roxa”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

“A prefeitura já avançou bastante do seu lado, construindo as cabeceiras para receber as nossas peças pré-moldadas de concreto, então em breve as comunidades vão poder utilizar a ponte para escoar sua produção e para o transporte escolar, além de se deslocar com mais facilidade dentro de Terra Roxa”, complementa.

TERRA ROXA – Com população de 17.562 habitantes, o município de Terra Roxa tem na produção agropecuária sua principal fonte de renda, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Se destacam o cultivo do milho, soja, trigo, mandioca e aveia, além da criação de galináceos e bovinos. Terra Roxa faz limite com Nova Santa Rosa, Mercedes, Guaíra, Altônia, Iporã, Francisco Alves e Palotina.