Estado garante investimento de R$ 4,4 milhões para construção de ciclovia em Alvorada do Sul 16/01/2023 - 11:38

Secretaria de Infraestrutura e Logística fecha convênio de R$ 4,6 milhões para obra de ciclovia de 4,18 quilômetros de extensão na PR-090. Serão beneficiados cerca de 11 mil habitantes.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística, fechou um convênio de R$ 4,6 milhões com a Prefeitura de Alvorada do Sul para construção de uma ciclovia no trecho urbano da PR-090, na região Norte.

O investimento total será de R$ 4.644.367,37. Deste montante, a Secretaria custeará R$ 4,4 milhões, com contrapartida de R$ 244.367,37 por parte do município.

O processo de licitação e execução dos serviços ficará sob a responsabilidade da Prefeitura de Alvorada do Sul. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) ficará com a supervisão e fiscalização da execução do convênio.

A ciclovia terá uma extensão de 4,18 quilômetros e será implantada do lado direito da PR-090, entre o frigorífico de peixes Unidade de Beneficiamento de Pescados Luís Carlos Bufalo até o trevo de Alvorada do Sul.

A faixa exclusiva para bicicletas irá beneficiar 11 mil habitantes, principalmente os usuários que precisam se descolar do centro urbano para a zona rural diariamente.

Também serão beneficiados os funcionários do frigorífico de peixes, que foi inaugurado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 2021, em uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O espaço, referência na produção de tilápia do Paraná, é administrado pela Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cocari), vencedora da concessão de uso da planta por 30 anos.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti, explica a importância das parceiras entre o governo estadual e municipal. “Através dos convênios com os municípios, garantimos o ritmo mais acelerado de obras e mais benefício para população. A ciclovia em Alvorada do Sul é prova disso, aumentando a segurança e fomentando o transporte ecológico na região”, disse.

Somente em 2022, o Governo do Paraná fechou mais de 140 convênios com os municípios para obras de infraestrutura, que totalizam um investimento de mais de R$ 400 milhões.

O projeto em Alvorada do Sul inclui terraplanagem, pavimentação, soluções de drenagem, defensas metálicas de segurança em toda extensão sua extensão, sinalização, faixa de pedestres, entre outros. O prazo de execução será de 10 meses, contados após todo o trâmite da licitação e emissão da ordem de serviço.