Estado garante investimento para pavimentar 6,6 km de estrada rural em Cornélio Procópio 15/02/2023 - 13:20

O projeto prevê a pavimentação de 6,6 quilômetros e uma área total de 39.600,00 m², que vai solucionar a ligação de Congonhas com Cornélio Procópio, colocando fim aos transtornos do trecho causados pela poeira em períodos de estiagem e lama em dias com chuvas intensas.

O Governo do Paraná firmou um convênio com a Prefeitura de Cornélio Procópio, na região Norte, para pavimentação com pedras poliédricas da estrada que liga o distrito de Congonhas com o perímetro urbano do município.

Os recursos serão garantidos pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, no valor de R$ 1.900.000,00, com a contrapartida do município de R$ 1.343.930,06, totalizando o investimento de R$ 3.243.930,06.

A licitação e execução do projeto será realizada pela Prefeitura de Cornélio Procópio, enquanto o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) fica responsável pela fiscalização das obras.

A via é a principal ligação de Congonhas com Cornélio Procópio e acesso dos moradores da área rural aos hospitais, escolas e centro comercial da região. Além disso, a pavimentação vai garantir maior segurança para o escoamento da safra de grãos, diminuindo o tempo de percurso e trazendo economia no transporte de cargas para os produtores.

“O pavimento poliédrico é uma boa solução para atender vias municipais com grande tráfego de carga agrícola, além de lidar muito melhor com a água da chuva que o revestimento primário, que é a realidade atual dessa ligação entre Cornélio Procópio e o distrito de Congonhas”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti.

Serão realizados serviços de terraplanagem, regularização do subleito, pavimentação com pedras irregulares de basalto com forma poliédrica de face superior plana e espaçamento de no máximo 20cm, enleivamento com erva cidreira, execução de meio-fio e instalação de placas de sinalização.