Governo lança edital para conservação de estradas rurais na Lapa e Mallet 05/05/2023 - 16:53

Serão atendidos mais de 88 km de duas rodovias estaduais não pavimentadas, com serviços de patrolamento, cascalhamento, drenagem, entre outros. Investimento estimado é de R$ 20,4 milhões.

 

A Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou edital para licitação e contratação de serviços de conservação na PR-281, entre Mallet e o distrito de Fluviópolis, em São Mateus do Sul, no Centro-Sul, e na PR-433, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.

Somando os dois trechos das rodovias estaduais, serão atendidos 88,42 quilômetros. Estão previstos patrolamento e regularização de leito, escavação de vala lateral, escavação para saídas de água, instalação de bueiro e caixa de retenção e reaterro, além da escarificaçação, conformação e compactação do subleito, entre outros.

O Governo do Paraná prevê um investimento em torno de R$ 20.406.193,86, valor máximo para o envio das propostas. O prazo para execução dos serviços será de dois anos, contados a partir da emissão da ordem de serviço.

A disputa ocorrerá pela modalidade Pregão Eletrônico. Neste modelo, as participantes disputam a licitação entre si, com ofertas de preço cada vez menores, até uma delas ser declarada arrematante. A sessão está marcada para 18 de maio, às 10 horas, através do Portal de Compras do Governo Federal, disponível neste LINK.

A conservação das estradas não pavimentadas impacta diretamente na qualidade de vida da população que vive na zona rural, melhorando o deslocamento e acesso aos serviços essenciais como saúde, educação, cultura e lazer.

Outro fator importante é o quesito econômico para os pequenos produtores, facilitando o transporte de carga e diminuindo os custos para deslocamento até os principais centros urbanos. As regiões são fortes na produção de soja para exportação, além do abastecimento de milho, feijão, uva e erva-mate.

 

GALERIA DE IMAGENS