Levantamentos e sondagens vão orientar recuperação de rodovia em Tamboara 10/03/2023 - 17:09

DER/PR estuda as causas do dano no pavimento no km 11+700 da PR-492, próximo ao perímetro urbano do município. Desvio está sendo realizado por ruas municipais.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) continua trabalhando em uma solução para restaurar o km 11+700 da PR-492 em Tamboara, na região Noroeste, onde houve afundamento do pavimento nos últimos dias. A rodovia está bloqueada entre o trevo de acesso ao município e o cruzamento próximo a um posto do Batalhão da Polícia Rodoviária do Paraná, em uma extensão de 2,3 quilômetros.

Após interditar o trecho na sexta-feira passada (03), o DER/PR iniciou o levantamento topográfico do local para verificar o nível da rodovia e espaços laterais, uma vez que a origem do dano é subterrânea. Agora serão feitas sondagens por percussão, que determinam a densidade do solo e o nível do lençol freático, informações necessárias para a elaboração do projeto de engenharia da obra de recuperação.

A extensão dos serviços, que devem exigir a execução de soluções de drenagem para lidar com as águas sob a rodovia, serão definidas no projeto, bem como o investimento necessário e o prazo da obra.

Usuários da rodovia são orientados a utilizar vias municipais de Tamboara para evitar o trecho danificado, com sinalização de emergência indicando o tráfego no local.