Melhorias em rodovias não pavimentadas vão beneficiar 33 mil moradores do Sul do Paraná 22/12/2021 - 08:09

Trabalhos na PR-160 e PR-466 abrangem os municípios de Paulo Frontin, Paula Freitas, Porto Vitória e Bituruna.  Eles garantem boas condições de tráfego e a drenagem de águas superficiais para os espaços ao lado da pista.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou os serviços de conservação de duas rodovias não pavimentadas na região Sul do Estado. Estão recebendo as melhorias a PR-160 entre Paulo Frontin e Paula Freitas, em uma extensão de 18,24 quilômetros, e a PR-466 entre Porto Vitória e Santo Antônio do Iratim, distrito de Bituruna, em uma extensão de 31,46 quilômetros.

Mais de 33 mil moradores da região estão sendo beneficiados com as melhorias nas duas rodovias estaduais. A PR-446 liga Porto Vitória a Bituruna, em um trajeto de cerca de 50 quilômetros, sendo a alternativa seguir até General Carneiro, estendendo a viagem para quase 90 quilômetros. Já a PR-160 é uma alternativa para o trajeto entre Paulo Frontin e Paula Freitas para quem deseja evitar a Rodovia do Xisto (BR-476).

Os serviços realizados são de regularização e compactação do leito das rodovias, e de escavação de valas laterais rasas, ambos executados com uso de motoniveladora. Eles garantem boas condições de tráfego e a drenagem de águas superficiais para os espaços ao lado da pista, preservando a mesma. O investimento é de R$ 1.460.508,41, para atender 49,70 quilômetros, pelo período de 365 dias corridos.

“Licitamos e assinamos um contrato específico para atender estas duas rodovias, com serviços de conservação e manutenção pelo prazo de um ano. São vias de revestimento primário utilizadas pela população para ter acesso a serviços essenciais e escoar a produção agrícola, fatores que justificam a conservação periódica e constante”, explica o diretor de Operações do DER/PR, Alexandre Fernandes.

Estão previstos outros serviços, como escavação para saída d'água, cascalhamento, preenchimento de rebaixo com rachão, reaterro e apiloamento mecânico, escavação de valas, execução de corpo de bueiro e de drenos profundos. Eles serão realizados conforme cronograma definido em contrato, garantindo as boas condições das vias durante toda a sua duração.

 

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