Ponte do Rio Jordão em Guarapuava tem pavimento revitalizado pelo DER/PR 15/02/2024 - 18:16

Ponte na PR-170 está com pavimento novo, tendo recebido reparos na laje superior da estrutura. Obra de restauração completa deve ser licitada nos próximos meses.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou serviços de conservação do pavimento na ponte sobre o Rio Jordão na PR-170, em Guarapuava, na região Centro-Sul.

A antiga camada asfáltica foi fresada e substituída por nova camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), e daí foi executada sinalização horizontal provisória, por meio de contrato de conservação de pavimento de rodovias da região. Ao todo são atendidos 376,73 quilômetros de rodovias estaduais, representando um investimento de R$ 29.378.979,33 somente nesta iniciativa.

Durante a obra também foram executados reparos na laje superior de concreto do tabuleiro, que apresentava pequenos danos e armadura exposta em alguns pontos, garantindo mais segurança para os usuários.

A ponte sobre o Rio Jordão faz ligação com as colônias do distrito de Entre Rios, além de ser acesso para os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu, cujos trechos também passam por melhorias.

PROJETO – Além dos serviços já feitos na ponte, esta obra de arte especial (OAE) futuramente será objeto de uma obra de recuperação e restauração de toda sua estrutura, prevendo melhorias em todos os dispositivos de concreto, aterros de acesso, além de reforço na sinalização horizontal e vertical e implantação de mais dispositivos de segurança, entre outros.

O projeto executivo de engenharia da obra está finalizado e atualmente o DER/PR está em tratativas internas para publicar o edital de licitação ainda neste semestre. Demais detalhes e documentos ficarão disponíveis quando a publicação for divulgada.

 

GALERIA DE IMAGENS