Rodovia de Flórida vai ganhar canal de concreto e novo acostamento 26/01/2024 - 08:39

PR-461 terá novo sistema de drenagem, com canal de concreto armado e outros dispositivos. Novo acostamento vai separar a rodovia do canal, garantindo mais segurança ao usuário.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (25) o resultado final da licitação da obra para recuperar o sistema de drenagem e implantar acostamento na PR-461 em Flórida, na região Noroeste.

A empresa Castelores Engenharia e Construções Ltda. foi a vencedora, com a proposta de preço de R$ 1.007.923,01 e por ter toda a sua documentação habilitada pela Comissão de Licitação da Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em Maringá.

A obra será realizada no km 32+200 da rodovia, próximo à Ponte do Ribeirão Coqueiro, acesso para o município vizinho de Ângulo, e prevê recuperação do solo atingido por erosão ao lado da pista, implantação de canal de concreto armado, e execução de acostamento esquerdo de 2,30 metros de largura, separando a pista de rolamento do novo canal.

Também serão implantados dispositivos de drenagem como sarjetas, caixa coletora, entrada e saída d’água, e bueiros de 80 centímetros de diâmetro, permitindo que a água da chuva seja coletada por este sistema e levada pelo canal até o ribeirão.

Está prevista também a instalação de defensas metálicas com terminal absorvedor de energia, nova sinalização horizontal, incluindo tachas refletivas e outros serviços complementares, como o plantio de grama para proteger os novos taludes. O prazo da obra, após a futura contratação, será de 180 dias corridos.

 

GALERIA DE IMAGENS