Rodovia de Rebouças terá obra de pavimentação com investimento de R$ 101 milhões 07/02/2024 - 16:37

PR-990 liga o município na região Centro-Sul à PR-364, e vai receber novo pavimento em toda sua extensão, de 12,60 quilômetros. Obra terá prazo de 540 dias, após contrato.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou nesta quarta-feira (07) o edital da pavimentação da PR-990, rodovia de ligação entre o município de Rebouças, no Centro-Sul, e a Rodovia Vereador Miguel Ribeiro Picheth (PR-364), recém-pavimentada. O investimento é de R$ 101 milhões.

“O novo pavimento da PR-990 vai se conectar à nova pavimentação da rodovia Miguel Picheth, que iremos inaugurar em breve. Será a segunda obra em andamento na região, se juntando ao contrato de construção de novo trecho de rodovia e viaduto em Irati, já em fase de projeto, com serviços começando em breve”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A nova pavimentação da PR-990 terá 12,60 quilômetros de extensão, com largura de 14 metros de plataforma ao longo do trecho. Serão duas faixas de rolamento com 3,5 metros e acostamentos de 2 metros em ambos os lados. O pavimento será de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) com espessura de 5 centímetros, sobre base de brita graduada simples.

A obra inclui a substituição da ponte sobre o Rio do Salto por uma nova estrutura, com duas faixas de 3,5 e acostamentos de 2 m, e barreiras de concreto New Jersey nas laterais. A ponte terá extensão de 43,80 metros, largura de 11,80 metros e vão-livre de 35 metros.

Os bueiros existentes no trecho serão substituídos por peças maiores, para facilitar inspeção e limpeza. Também haverá implantação de três novos canais de concreto em locais onde rios de pequeno porte cruzam a rodovia.

A PR-990 receberá sinalização horizontal, nova sinalização vertical e defensas metálicas nos pontos de risco. Será implantada ainda iluminação viária em interseção com via municipal, na altura do km 6+250.

O prazo para execução das obras será de 540 dias corridos (18 meses), após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço.

“Vamos proporcionar maior segurança viária e conforto para todos os usuários da PR-990, tanto no deslocamento de moradores do município quanto para atender as empresas e empreendimentos do setor agropecuário lindeiros à rodovia”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Segundo ele, no projeto foram estudadas as melhores soluções para regularizar os acessos às novas faixas de rolamento, facilitando o tráfego e evitando congestionamentos e acidentes nos pontos mais críticos.

EDITAL – A licitação é realizada na modalidade Concorrência Pública Eletrônica, em que será vencedora a participante que apresentar a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública e que tiver sua documentação habilitada pela comissão de contratação do DER/PR.

A abertura das propostas está marcada para 19 de março, às 11h , no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.