Curso “Aprendendo e ... Vivendo”

 

O curso é destinado aos alunos da 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública e particular, onde são desenvolvidos temas específicos, conforme disposto no Art. 79 do Código Nacional de Trânsito.

Para efetivação do Curso, contamos com as seguintes parcerias:

  • Departamento de Estradas de Rodagem;
  • Secretaria Municipal de Educação;
  • Polícia Militar do Estado - Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual.
 
Procedimentos para Participação no Curso
* As escolas são cadastradas no Programa de Educação para o Trânsito;
* O material didático é fornecido pelo Governo do Estado e distribuído às escolas participantes do Programa, onde o conjunto de conteúdos relativos a educação e a segurança no trânsito são aplicados de acordo com a proposta de transversalidade conforme se apresenta nos Parâmetros Curriculares Nacionais;
* O Programa se efetiva na Escola Prática Educativa de Trânsito dividindo-se em quatro partes:

AULAS TEÓRICAS
São proporcionados aos alunos, conhecimentos sobre normas de circulação e segurança, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, utilizando a Arte-Educação como metodologia de ensino.

AULAS PRÁTICAS
Os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas são vivenciados pelas crianças no mini sistema viário, que contêm sinalização horizontal, vertical e semafórica, possibilitando uma visão consistente do sistema-trânsito.

AVALIAÇÃO
Serve como elemento de referência para a avaliação do desenvolvimento do trabalho de educação para o trânsito, executada pelas Escolas de Trânsito e faz parte do processo de ensinar e aprender, construir e reconstruir o conhecimento.

CONCLUSÃO
Cada criança recebe a carteira de habilitação de pedestre e o certificado de conclusão do Programa "Aprendendo e... Vivendo!".
 
Conheça os Municípios atendidos pelo Curso

CURITIBA
Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais.

CASCAVEL
Anahy, Assis Chateaubriand, Braganey, Campo Bonito, Cascavel, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Oeste, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Maripá, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste.

MARINGÁ
Ângulo, Astorga, Atalaia, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Maringá, Marialva, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Paiçandú, Presidente Castelo Branco, São Jorge do Ivaí, Santa Fé, Sarandi e Ourizona.

FRANCISCO BELTRÃO
Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Chopinzinho, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Itapejara do Oeste, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Rio Bonito do Iguaçu, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Isabel do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste.

PONTA GROSSA
Prudentópolis, Palmeira, Ponta Grossa, Irati, Imbituva, Carambeí, Castro, Guamiranga, Reserva e Ipiranga.

LONDRINA
Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Pitangueiras, Sertanópolis, Rolândia, Apucarana, Arapongas, Jataizinho, Tamarana, Porecatu, Lupionópolis, Centenário do Sul, Guaraci, Miraselva, Prado Ferreira, Londrina, Jaguapitã, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Uraí, Sertaneja, Cornélio Procópio, Assaí, Nova América da Colina, São Sebastião da Amoreira, Santo Antônio do Paraíso, Santa Cecília do Pavão, Nova Santa Bárbara, Sabáudia, Florestópolis e Alvorada do Sul.


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Está alicerçada em um currículo teórico e prático, que propõe resgatar os valores sociais, conscientes, críticos e responsáveis pela segurança individual e coletiva no sistema trânsito. Visa também capacitar o homem a um agir reflexivo, perante as normas e regras preestabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.